Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

Inventários são uma fonte rica para conhecer os antepassados

Os inventários não são a fonte mais comum para a pesquisa de antepassados. Mas acredite, é um documento muito rico, que pode conter informações muito importantes e elucidativas sobre a história da sua família.

Esses documentos nem sempre vão apresentar informações vitais, como nome dos pais ou avôs, local de nascimento, casamento, etc. Entretanto, apresenta dados sobre os filhos e idades, o que sempre é interessante para pesquisar o seu antepassado direto. Sem contar que é uma forma de conhecer o núcleo familiar.

Mas os dados mais ricos que podemos tirar dos inventários são as questões socioeconômicas do inventariado. Ou seja, a partir desse documento conseguimos compreender melhor como viviam, que tipo de lugar moravam, quais eram as posses, as relações comerciais.

É menos genealogia puramente e mais história da família.

<< Precisa de ajuda para buscar os antepassados? Eu posso ajudar >>

Recentemente tive acesso ao inventário do meu 4º avô paterno. Além de confirmar todos os filhos (inclusive minha trisavó) e a data de óbito dele, pude conhecer melhor a vida dele. Era, basicamente, agricultor. Tinha um pedaço de terra e uma casa. E alguns animais. As vacas paridas Sereia, Luminária e Mulata, além de um novilho. Até um tacho de cobre velho entrou no inventário.

Onde encontrar os inventários?

Nem sempre é fácil encontrar inventários. Sem contar que nem todos eram inventariados. Normalmente os viúvos tratavam disso. E, claro, somente quando tinham algum tipo de posse.

Os inventários podem estar em vários lugares. A começar pelos fóruns das cidades. Ou nos Tribunais de Justiça dos estados.

Em alguns casos, os inventários ficam em posse da cidade e estão disponíveis para consulta nos arquivos públicos municipais ou estaduais. No caso do inventário que falei acima, ele estava no Centro de Memória de Passos, em Minas Gerais.

Há na internet um PDF com a lista de inventários de 25 cidades mineiras. Infelizmente não sei quem organizou, logo, não consigo dar o crédito (se alguém souber, por favor, me avise que eu acrescento por aqui). Você pode baixá-lo aqui.

Comentar

Nome

E-mail

Site