Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

O que é genealogia e história da família?

Aqui no blog sempre falo sobre genealogia e história da família. Apesar de serem muito próximas, não são exatamente a mesma coisa. Uma é complementar da outra. E, claro, aqui vou dar minha interpretação, já que o assunto não é definitivo.

Primeiro vou explicar o que é genealogia. Vou recorrer ao dicionário para começar. Segue o que consta no Michaelis sobre genealogia:

1. Estudo que tem por objetivo estabelecer a origem de um indivíduo, ou de uma família, determinando-lhes os ancestrais, especialmente nas linhagens nobres;
2. Série cronológica, normalmente em forma de diagrama, que apresenta a ascendência de um indivíduo ou a origem de uma família, com a indicação dos casamentos e das sucessivas gerações que o vinculam aos ancestrais.

Como se vê, a genealogia é uma ciência auxiliar da História, que se concentra na origem e evolução de alguma família. Os estudos de genealogia se apoiam em documentos vitais, como nascimento, matrimônio e óbito.

É uma sequência cronológica que pode ser apresentada em forma de texto ou em árvore genealógica, como falo bastante por aqui.

E a história da família?

Ao lado da genealogia aparece a história da família, que costumo dizer, é uma consequência da genealogia. É também um aprofundamento do que é encontrado nos registros vitais.

A história da família vai além das informações frias dos documentos. Ela procura entender todas as relações entre os membros da família, as crenças, os costumes, as dificuldades, etc. Uma pessoa é mais que um nome acompanhado de algumas datas. Ela é alguém com rosto, que tem ou teve uma história, conviveu com outras pessoas, influenciou e foi influenciada, formou bagagem cultural, deixou legado. Ou seja, tudo o que não está nos documentos.

Eu digo que a história da família é mais humana, ela que dá vida especialmente às pessoas que já se foram. É ela que emociona, que nos transporta a outros tempos.

Então quer dizer que história da família é mais importante que a genealogia? Não! As duas são complementares e convivem uma com a outra. E não existiriam uma sem a outra.

Cada um que pesquisa os antepassados vai dar mais atenção a uma ou outra. Eu, por exemplo, comecei isso tudo pensando somente em genealogia. Queria saber datas, nomes, lugares. Para mim bastava. Hoje quero saber mais sobre cada antepassado, como eram, como viviam e como se relacionavam.

E você, é mais genealogia ou história da família?

3 comentários

  • Faço a genealogia (árvore genealógica) com documentação de nascimento, batizados, casamento e óbitos, já consegui primeira eucaristia, noivados, desquitese e divórcios e a historiologia de alguns dos meus ancestrais, são histórias fantásticas, principalmente do meu lado materno a minha trisavó de Lisboa, e do meu lado paterno o meu trisavô maestro De Lucca Itália e a minha trisavó uma bailarina clássica da Emilia Romana Piacenza Castel San Giovanni, amo conhecer a minha origem

    20 de junho de 2018
    reply
    • Marilia Giannini Rydlewski

      Continuo fazendo minha genealogia com descoberta de ancestrais na Itália em castel de san Giovanni principalmente

      3 de agosto de 2019
      reply
  • Marilia Giannini Rydlewski

    Continuo fazendo minha genealogia com descoberta de ancestrais na Itália em Castel de San Giovanni principalmente

    3 de agosto de 2019
    reply

Comentar

Nome

E-mail

Site