Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

Onde pesquisar arquivos militares no Brasil?

Os arquivos militares são uma ótima opção para compreender melhor a história de uma família. É muito comum, até hoje, que a carreira militar seja passada de geração em geração.

Se os registros não fornecem muitas informações de valor genealógico, podem dar indícios interessantes para entender relações e costumes familiares. E isso é muito rico.

No Brasil existem arquivos militares do Exército e da Marinha. Cada um tem um departamento específico para manter não só registros pessoais, como qualquer outro tipo de documento relacionado às Forças Armadas.

Arquivo Histórico do Exército

Quem cuida dos arquivos militares do Exército é o Arquivo Histórico do Exército. Lá são preservados documentos de oficiais e praças que pertenceram à Força Terrestre entre 1808 e 1960.

Para pesquisar, é importante entrar em contato com o Arquivo e verificar a existência e a possibilidade de acesso aos arquivos. Seguem os contatos abaixo:

Arquivo Histórico do Exército
Endereço: Praça Duque de Caxias, 25 – 6º andar – Rio de Janeiro-RJ
Telefone: (21) 2519-5113
E-mail: dda.pesquisa@ahex.eb.mil.br

Arquivo da Marinha

Há registros que remontam ao século XVIII e incluem informações de oficiais e também documentos administrativos. Para pesquisar, sugiro a mesma coisa, entrar em contato com o Arquivo e ver se existem os registros que você precisa.

Arquivo da Marinha
Endereço: Praça Barão de Ladário s/n – Rio de Janeiro-RJ
Telefones: (21) 2104-6994 / 2104-6723 / 2104-5488 / 2104-5487
Email: dphdm.arquivo@marinha.mil.br

Em Portugal

Além dos arquivos no Brasil, é interessante verificar registros militares em Portugal, principalmente os mais antigos. Vou falar melhor em outro post sobre eles, mas vale desde já a consulta ao Projecto GERMIL, que reúne vários arquivos militares portugueses. O site é: https://ahm-germil.exercito.pt/

Comentar

Nome

E-mail

Site