Dicas

Tombo.pt: ponto de partida para pesquisa de antepassados em Portugal

Se a sua família já está há bastante tempo no Brasil, é muito provável que pelo menos parte dela tenha vindo de Portugal. É comum encontramos antepassados portugueses na nossa árvore genealógica.

E na hora que você se depara com um antepassado de lá, abre-se um novo mundo de pesquisa. E devo dizer, é bem melhor e mais fácil do que no Brasil. Explico.

A partir da sessão de 11 de novembro de 1563 do Concílio de Trento, a Igreja Católica obrigou cada paróquia a registrar batismos, casamentos e óbitos. Em alguns casos, os registros começaram ainda antes.

Ou seja, de lá para cá temos um período grande de pesquisa. E o melhor de tudo é que boa parte desses documentos estão disponíveis para consulta na internet, gratuitamente. É que a Igreja Católica entregou ao Estado português todos os livros e cada arquivo distrital tem digitalizado cada página dos documentos.

Isso vale até os registros de 1911, quando o governo português adotou o Registro Civil que, de certa forma, substituiu os documentos religiosos. Pelo menos em questão de validade legal.

Onde pesquisar antepassados portugueses?

Agora que já sabemos que os livros existem, vamos ao ponto principal, que é pesquisar de fato nos documentos.

O melhor ponto de partida, na minha opinião, é o Tombo.pt. É um site independente criado pelo português João Ventura, que coloca o link para todos os livros disponíveis de cada distrito, concelho e freguesia, separados por períodos. É clicar no link e entrar diretamente no livro.

Site do Tombo.pt. Freguesia de Crespos, Braga, onde pesquiso meus antepassados.

A grande vantagem do Tombo.pt é que toda atualização feita pelos arquivos distritais é replicada no site. Ou seja, cada livro novo digitalizado vai aparecer no site a medida que for disponibilizado.

O site é bastante simples, mas vai direto ao ponto. Você pode buscar diretamente pelo nome da freguesia ou navegar pelos distritos e concelhos até chegar à freguesia que deseja.

O Tombo.pt é interessante para quem já sabe onde procurar, sabe em qual freguesia o antepassado viveu. Caso você não tenha essa informação, fica um pouco mais difícil. E sobre isso vou falar em outro post, aguarde.

Compartilhar