A genealogia é um mundo fascinante. Buscar as origens é nos descobrir. É compreender o que somos e de onde viemos. É se transportar no tempo e no espaço. É percorrer caminhos que nos trouxeram até onde estamos.
É com essa paixão pela história da família que nasceu o Origines.
Orīginēs, do latim, é plural de ŏrīgo, que significa começo, fonte, descendência, linhagem, nascimento.
O Origines é, portanto, um facilitador que quer ajudar as pessoas interessadas em buscar seus antepassados e conhecer a história de sua família. A ideia aqui é compartilhar conhecimento sobre genealogia e história da família.
Quem faz
Meu nome é Gustavo Ribeiro, sou jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e profissional em genealogia. Comecei a pesquisar a história da minha família em 2007. De lá para cá, dediquei milhares de horas na busca pelos meus antepassados no Brasil, na Espanha, na Itália e em Portugal.
Até o momento, a minha árvore genealógica tem 36 gerações e 806 nomes na linha direta de ascendência (sem contar irmãos, primos, tios, etc.), chegando ao século 11 em determinado ramo.
A dedicação pela história da minha família me fez adquirir experiência para buscar antepassados, sejam meus ou de qualquer outra pessoa. É o que faço desde 2017. O exercício da genealogia é como um reportagem jornalística, sempre atenta à verdade e ao rigor técnico.
É essa experiência que quero compartilhar no Origines. Às vezes precisamos apenas de um empurrão ou de uma alternativa para destravar a nossa árvore genealógica.
