Dicas

Como baixar imagens de coleções inteiras do FamilySearch?

Apesar de ser o maior banco de dados para pesquisa genealógica do mundo, o FamilySearch acaba sendo um pouco lento em alguns momentos. Cada troca de página pode durar vários segundos, alguns minutos até, dependendo do dia e de sua conexão.

Uma ótima dica é baixar as imagens do FamilySearch para o seu computador. E calma, não precisa ser uma por uma não. Existe um programinha que faz o download de todas as imagens de um catálogo de uma vez só. E bem rápido.

<< Precisa de ajuda para buscar os antepassados? Saiba mais >>

Assim, além de não precisar ficar esperando para aparecer cada imagem, você ainda tem a comodidade de poder ver os registros a qualquer momento, mesmo sem conexão com a internet. Não é genial?

Mas chega de papo e vamos ao que interessa.

Isso tudo pode ser feito com o GetLinks, um software desenvolvido por Carlos Leite e que é disponibilizado gratuitamente. Para baixar, é só acessar o blog Genealogia FB (aconselho demais a visita) e fazer o download.

A instalação é bem simples. É só descompactar os arquivos em uma pasta e pronto. Pode ser que seja preciso instalar alguma atualização do Java, mas o próprio programa vai te direcionar para isso.

Como usar?

Depois de instalado, o uso do GetLinks é bem simples. Primeiro você precisa ir até o site do FamilySearch e abrir a coleção que você quer baixar. Como exemplo, vou fazer o download das imagens dos batismos entre 1793 e 1835 da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Boa Esperança, em Minas Gerais.

Abro a coleção e copio o link (Ctrl + C) que aparece na barra do seu navegador.

Copie e o link da barra do navegador.

Depois disso, inicie o GetLinks. A primeira coisa a fazer é definir a pasta de destino das imagens no seu computador. Para isso, vá em Opções e Opções novamente. No campo Pasta de Download, clique no botão com três pontinhos e selecione a pasta onde você quer salvar as imagens.

Nesse caso, criei uma pasta chamada Boa Esperança-Batismos 1793, Maio-1835, Dez. E não esqueça de colocar seu nome de usuário e senha do FamilySearch. Agora só funciona assim. Clique em OK.

Selecione a pasta de destino no GetLinks.

O próximo passo é colar (Ctrl + V) o link do FamilySearch na barra do GetLinks. Cole e clique no botão Go!.

Agora vai aparecer toda a lista de imagens que estão no catálogo selecionado. Inclusive com a indicação de qual coleção está sendo baixada. Feito isso, clique no botão Download: Off. De vermelho vai mudar para verde e o GetLinks vai começar a baixar. As imagens já baixadas vão ficando em verde.

Imagens vão sendo baixadas pelo GetLinks.

Quando chegar ao fim, pode conferir na sua pasta, que tudo estará por lá.

E agora é só navegar pelas imagens no seu computador, rápido e fácil.

Imagens salvas no computador.

Se quiser repetir o processo com novo catálogo, clique no botão Download:On e no botão com uma vassoura, assim o programa vai permitir que você recomece. Aí é só repetir o que foi feito e pronto.

Genial não?

O GetLinks tem sido para mim uma ferramenta muito importante para pesquisar minha família e também para trabalho. Com certeza vai ajudar você também.

Compartilhar