Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

Como baixar imagens de coleções inteiras do FamilySearch?

Apesar de ser o maior banco de dados para pesquisa genealógica do mundo, o FamilySearch acaba sendo um pouco lento em alguns momentos. Cada troca de página pode durar vários segundos, alguns minutos até, dependendo do dia e de sua conexão.

Uma ótima dica é baixar as imagens do FamilySearch para o seu computador. E calma, não precisa ser uma por uma não. Existe um programinha que faz o download de todas as imagens de um catálogo de uma vez só. E bem rápido.

<< Precisa de ajuda para buscar os antepassados? Saiba mais >>

Assim, além de não precisar ficar esperando para aparecer cada imagem, você ainda tem a comodidade de poder ver os registros a qualquer momento, mesmo sem conexão com a internet. Não é genial?

Mas chega de papo e vamos ao que interessa.

Isso tudo pode ser feito com o GetLinks, um software desenvolvido por Carlos Leite e que é disponibilizado gratuitamente. Para baixar, é só acessar o blog Genealogia FB (aconselho demais a visita) e fazer o download.

A instalação é bem simples. É só descompactar os arquivos em uma pasta e pronto. Pode ser que seja preciso instalar alguma atualização do Java, mas o próprio programa vai te direcionar para isso.

Como usar?

Depois de instalado, o uso do GetLinks é bem simples. Primeiro você precisa ir até o site do FamilySearch e abrir a coleção que você quer baixar. Como exemplo, vou fazer o download das imagens dos batismos entre 1793 e 1835 da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Boa Esperança, em Minas Gerais.

Abro a coleção e copio o link (Ctrl + C) que aparece na barra do seu navegador.

Copie e o link da barra do navegador.

Copie e o link da barra do navegador.

Depois disso, inicie o GetLinks. A primeira coisa a fazer é definir a pasta de destino das imagens no seu computador. Para isso, vá em Opções e Opções novamente. No campo Pasta de Download, clique no botão com três pontinhos e selecione a pasta onde você quer salvar as imagens.

Nesse caso, criei uma pasta chamada Boa Esperança-Batismos 1793, Maio-1835, Dez. E não esqueça de colocar seu nome de usuário e senha do FamilySearch. Agora só funciona assim. Clique em OK.

Selecione a pasta de destino no GetLinks.

Selecione a pasta de destino no GetLinks.

O próximo passo é colar (Ctrl + V) o link do FamilySearch na barra do GetLinks. Cole e clique no botão Go!.

Agora vai aparecer toda a lista de imagens que estão no catálogo selecionado. Inclusive com a indicação de qual coleção está sendo baixada. Feito isso, clique no botão Download: Off. De vermelho vai mudar para verde e o GetLinks vai começar a baixar. As imagens já baixadas vão ficando em verde.

Imagens vão sendo baixadas pelo GetLinks.

Imagens vão sendo baixadas pelo GetLinks.

Quando chegar ao fim, pode conferir na sua pasta, que tudo estará por lá.

E agora é só navegar pelas imagens no seu computador, rápido e fácil.

Imagens salvas no computador.

Imagens salvas no computador.

Se quiser repetir o processo com novo catálogo, clique no botão Download:On e no botão com uma vassoura, assim o programa vai permitir que você recomece. Aí é só repetir o que foi feito e pronto.

Genial não?

O GetLinks tem sido para mim uma ferramenta muito importante para pesquisar minha família e também para trabalho. Com certeza vai ajudar você também.

14 comentários

  • Gilmar

    mas o que é bom dura pouco… fiquei sabendo que o Family Search bloqueou os dowloads feitos pelo getLinks.

    18 de abril de 2018
    reply
      • Luiz Eduardo Maya Ferreira

        Não consigo fazer nenhum download do Family Search já há alguns dias. Estou usando “username” e “password” e meu nome de usuário aparece na página. Mas só alguns arquivos são importados. O programa pára após uns 30 arquivos e não hé meio de prosseguir.

        22 de abril de 2018
        reply
  • Christian

    Não funciona mais!

    10 de agosto de 2018
    reply
  • Wallace

    É possível baixar os pacotes de registros bloqueados de um CHF para depois ver em casa? Eles permitem fazer isso?

    3 de setembro de 2018
    reply
  • Odirlei

    Preciso visualizar uma imagem bloqueada no FamilySearch.
    Já fui num CHF aqui da minha cidade, mas ele nem sabe como abrir essa imagem.
    Alguem sabe como posso abrir sem precisar ir num CHF.?

    12 de dezembro de 2018
    reply
  • Leticia

    Não funciona mais…

    22 de março de 2019
    reply
  • Gilberto Lopes

    Gustavo eu baixo o arquivo em jpg o GET LINK baixa e dá tudo ok , porém com 37 Kb, ou seja ele não baixa com 370K como deveria ser. O que será que está havendo. Tentei várias vezes. Quando vou ler não consegue ler a figura pois diz que “Não há suporte para este formato de arquivo”,

    21 de maio de 2019
    reply
  • Jose

    Primero disculpar no escribo portugues. Quiero saber si habrá una nueva versión de Archivo GetLinks 1.04.13. Esta no funciona más con familysearch.

    24 de outubro de 2019
    reply
  • ANDRE MONTEIRO

    parece que não funciona mais. Infelizmente….

    17 de dezembro de 2019
    reply

Comentar

Nome

E-mail

Site