Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

Como pesquisar sobrenomes de antepassados italianos

Para quem busca os antepassados na Itália, vou dar duas dicas para pesquisar sobrenomes por lá. São dois sites especializados nisso e que são extremamente úteis durante as pesquisas para avançar na árvore genealógica e conhecer melhor a história da família.

O primeiro é o Tutti i Cognomi, que lista milhares de sobrenomes italianos. O site é meio antiquado, mas é muito bom, garanto. O interessante é que ele traz variações, o que é bastante útil, principalmente porque acabamos encontrando no caminho o mesmo sobrenome escrito de formas diferentes.

Outra coisa bacana do Tutti i Cognomi é que a lista é em ordem alfabética, então várias vezes nos deparamos com sobrenomes novos, que não tínhamos visto antes, mas que não conseguimos decifrar totalmente. Como a lista é em ordem alfabética, é só ir aproximando as letras que logo vai encontrar o que preciso. Como bônus, os sobrenomes no site ainda vêm com algumas informações sobre a origem e as regiões com presença mais comum.

O outro site é o Cognomix. Além de procurar pelo sobrenome e saber a origem, o diferencial é que ele coloca no mapa os locais onde são mais comuns. Os dados são recentes e podem não refletir a realidade no século 19, por exemplo. Mas é um ótimo ponto de partida.

Por exemplo, tenho uma tetravó chamada Elizabetta Saorin. Sei que ela teve filhos em San Bonifacio, na província de Verona, no Veneto. E pesquisando no Cognomix, fica claro que o sobrenome Saorin é tipicamente dessa região, com uma presença forte na cidade de Monteforte d’Alpone. É lá, justamente, onde estou procurando mais informações sobre ela.

Quem não sabe por onde começar a pesquisar na Itália, e tendo o sobrenome, o Cognomix é um bom caminho. Delimitando determinada região, as buscas ficam mais diretas e com menos chances de erro.

Comentar

Nome

E-mail

Site