Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

Devo deixar a minha árvore genealógica pública na internet?

A árvore genealógica é o ponto central das pesquisas sobre os antepassados. É nela onde são acrescentadas as informações de cada pessoa, dado a dado, foto a foto, e também a melhor maneira de visualizar os ramos da família. E ao longo das pesquisas, percebemos que há outras tantas pessoas percorrendo o mesmo caminho e com antepassados em comum. Mas muitas vezes só vamos descobrir isso se alguém deixar a árvore genealógica pública?

Por isso vem a discussão sobre se devemos ou não devemos deixar nossa árvore genealógica aberta na internet para que outras pessoas possam ver. Aqui não existe certo ou errado. É questão de opinião. E sendo assim, vou dar minha opinião sobre o assunto.

<< Qual o melhor programa para fazer a árvore genealógica >>

Para mim, todas as pessoas deveriam deixar a árvore genealógica pública. O principal motivo: genealogia é compartilhamento.

Eu não consigo conceber genealogia sem compartilhar informações. Entendo que na maior parte das vezes as pesquisas são solitárias, é um exercício individual, claro. Mas sem trocar informações, todos perdem. Alguém sempre tem uma informação que pode ser útil para o outro. Às vezes é algo tão simples, tão básico, mas que pode fazer a diferença para outro.

Apego à pesquisa

Existe, eu sei, quase que uma proteção natural nas nossas pesquisas. É como se o esforço que tivemos de nada vale se uma outra pessoa simplesmente pegar as informações e acrescentar à árvore dela. Não tenho nem ideia de quantas horas já me dediquei às pesquisas sobre a minha família, centenas certamente, milhares talvez. Descobri muita coisa por mim, com meu esforço, e tenho sim apego a tudo o que encontrei, mas isso não impede que eu possa compartilhar as informações. E também fui ajudado várias vezes por outras pessoas que já tinham pesquisado algum ramo da minha família.

Admito que já fui mais fechado em relação a isso. Mas ao perceber o quanto me foi útil as informações que estão abertas por outras pessoas, não fazia mais sentido eu manter tudo para mim. Por isso, há alguns anos decidi que minha árvore genealógica seria aberta para todos verem, mantendo, é claro, ocultas as informações das pessoas ainda vivas.

Sei que muitos usaram a minha árvore genealógica e passaram as informações para as suas próprias árvores. E o legal disso é que muitas vezes descobrimos novos ramos, novas pessoas, novas histórias. E também são nesses momentos que percebemos que todos estamos ligados de alguma forma. Mas isso só é possível se houver esse compartilhamento.

Entendo também que a decisão de tornar pública a árvore genealógica traz também uma responsabilidade muito grande. É preciso ter um rigor imenso com as pesquisas e os dados na árvore genealógica. Um dado equivocado pode ser espalhado por aí. Por isso, se você decidir abrir sua árvore, que tenha certeza de que tudo o que está ali foi comprovado com base em documentos.

Mas, afinal, como abrir a árvore genealógica?

Isso vai depender de qual plataforma você usa para montar a sua árvore genealógica. Por exemplo, quem usa o FamilySearch sabe que é tudo aberto, até porque as pessoas podem editar as informações de qualquer um. Ali, aliás, sequer existe um “dono” da árvore.

Por outro lado, outras plataformas como MyHeritage e Ancestry, deixam fechadas como padrão as árvores. E aí quem decide é o próprio usuário, nas configurações de cada uma delas.

Há também quem use programas de computador que não são sincronizados na internet. Mas com a sede de compartilhar, acabam criando blogs ou escrevendo livros sobre as informações dos antepassados. Tudo isso, de certa forma, é abrir a própria árvore genealógica.

Em tempo, a minha árvore genealógica está aberta no MyHeritage. Quem quiser acessar, o link está abaixo:

https://www.myheritage.com.br/site-family-tree-246555961/familia-ribeiro-de-francisco

Comentar

Nome

E-mail

Site