Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

Árvore genealógica: quais os tipos de visualização?

Árvore genealógica feita no MyHeritage Family Tree Builder

A árvore genealógica é a principal forma de visualizar nossos antepassados e todos os avanços que fazemos nas pesquisas. Estão lá os nomes, datas, fotos e as relações familiares. Só que quando pensamos nela, normalmente vem aquele modelo vertical, em que cada geração fica sobre a outra e assim por diante. Mas não existe só esse tipo de árvore. Há outros, diferentes, mas úteis.

<< Devo deixar a minha árvore genealógica pública na internet? >>

Vou começar pela mais tradicional, que é a vertical. Nela temos as gerações bem definidas. A cada geração que avançamos, é um nível a mais para cima. Em geral, as verticais mostram não apenas os antepassados diretos, mas também irmãos e pessoas que casaram mais de uma vez. Claro que é possível retirar essas pessoas, mas esse tipo de árvore ajuda a compreender de forma mais aprofundada as relações familiares.

Modelo de árvore genealógica vertical.

Outro modelo de árvore genealógica que é bastante conhecida é a horizontal, também conhecida como árvore de linhagem. Nela, as gerações vão avançando para a direita. A grande diferença é que nela só aparecem os antepassados diretos, ou seja, nada de irmãos. Por isso o nome de linhagem. Esse modelo é mais fácil de lidar quando você quer visualizar apenas os ancestrais diretos, sem distrações.

Modelo de árvore genealógica vertical.

Existe um terceiro modelo, que é menos utilizado, mas visualmente é muito interessante. É a árvore genealógica de leque ou circular. Ela quebra totalmente com a árvore que pensamos tradicionalmente, com linhas entre as pessoas, gerações separadas, etc. Nela é possível visualizar os antepassados diretos de uma forma mais global e mais concisa.

O mais interessante na árvore de leque é a possibilidade de identificar os ramos que estão mais avançados e os ramos que estão travados. Quando há um buraco, sabemos que é preciso avançar naquele ramo.

Além disso, a visualização é bastante interessante. Ela mostra sempre uma pessoa no centro, e pode mostrar não apenas os antepassados, mas os descendentes também. Por outro lado, nesse modelo as informações são concisas. Não há fotos ou dados de casamento, por exemplo, apenas anos de nascimento e óbito.

Modelo de árvore genealógica em leque.

Cada tipo de árvore genealógica tem vantagens e desvantagens e o uso delas vai de acordo com a sua necessidade. O bom é que os programas e sites de genealogia, como FamilySearch ou MyHeritage, normalmente trabalham com esses três modelos e você pode alterar facilmente a visualização.

Comentar

Nome

E-mail

Site