Dicas

Saiba como pesquisar antepassados em jornais antigos

Além dos tradicionais documentos de nascimento, batismo, casamento e óbito, há outras formas de buscar antepassados. Uma delas é pesquisar em jornais antigos. Vai que o nome daquele seu trisavô apareceu no jornal? É um chute alto, mas pode acontecer.

É mais fácil explicar com um exemplo. Eu estava fazendo uma pesquisa para uma cliente e havia um período de um antepassado dela que era meio obscuro. Sabia que havia nascido em 1898 em Sorocaba, São Paulo, e que ele teve filhos no Espírito Santo a partir de 1929. Esse intervalo de tempo ele andou por outras bandas, mas não sabia onde.

<< Como organizar os documentos dos antepassados? >>

Lancei mão, então, da busca em jornais. De forma simples, pesquisei na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional (falarei mais abaixo) o nome do pai dele. E, pronto, encontrei o dito. Em uma edição do jornal O Fluminense de 1903 havia uma lista de eleitores da cidade de Santana de Japuíba, atual Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro.

O resumo é: a família saiu de Sorocaba, assentou-se no estado do Rio de Janeiro e então seguiu para o Espírito Santo. E foi no Rio onde o tal antepassado casou. Ou seja, uma busca no jornal abriu todo um caminho.

Como pesquisar nos jornais?

A maneira mais fácil é na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. São centenas de jornais e revistas que foram digitalizados e passaram por um processo de reconhecimento de escrita. Ou seja, você pode procurar por qualquer palavra e o site vai retornar com os resultados.

Para pesquisar, é simples. Basta acessar o site da Hemeroteca Digital e escolher uma das três formas de busca: por periódico, período ou local.

Busca no site da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional (Reprodução)

 

No caso de antepassados, as melhores maneiras são por período e local. As duas opções podem ser combinadas para a busca ficar ainda mais restrita. Aí é só colocar o termo, provavelmente um nome, no campo de busca e clicar no botão pesquisar.

A tela com resultados será aberta em uma nova janela. Assim que toda busca for realizada, aparecerá uma lista com os periódicos. Clicando nele, vai direto para a página com o termo buscado em destaque. Bem simples.

Claro, mesmo encontrando algumas coisa nos jornais, é importante cruzar com outras informações, já que existe a possibilidade de homônimos.

Compartilhar