Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

Saiba como pesquisar antepassados em jornais antigos

Além dos tradicionais documentos de nascimento, batismo, casamento e óbito, há outras formas de buscar antepassados. Uma delas é pesquisar em jornais antigos. Vai que o nome daquele seu trisavô apareceu no jornal? É um chute alto, mas pode acontecer.

É mais fácil explicar com um exemplo. Eu estava fazendo uma pesquisa para uma cliente e havia um período de um antepassado dela que era meio obscuro. Sabia que havia nascido em 1898 em Sorocaba, São Paulo, e que ele teve filhos no Espírito Santo a partir de 1929. Esse intervalo de tempo ele andou por outras bandas, mas não sabia onde.

<< Como organizar os documentos dos antepassados? >>

Lancei mão, então, da busca em jornais. De forma simples, pesquisei na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional (falarei mais abaixo) o nome do pai dele. E, pronto, encontrei o dito. Em uma edição do jornal O Fluminense de 1903 havia uma lista de eleitores da cidade de Santana de Japuíba, atual Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro.

O resumo é: a família saiu de Sorocaba, assentou-se no estado do Rio de Janeiro e então seguiu para o Espírito Santo. E foi no Rio onde o tal antepassado casou. Ou seja, uma busca no jornal abriu todo um caminho.

Como pesquisar nos jornais?

A maneira mais fácil é na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. São centenas de jornais e revistas que foram digitalizados e passaram por um processo de reconhecimento de escrita. Ou seja, você pode procurar por qualquer palavra e o site vai retornar com os resultados.

Para pesquisar, é simples. Basta acessar o site da Hemeroteca Digital e escolher uma das três formas de busca: por periódico, período ou local.

Busca no site da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional (Reprodução)

Busca no site da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional (Reprodução)

 

No caso de antepassados, as melhores maneiras são por período e local. As duas opções podem ser combinadas para a busca ficar ainda mais restrita. Aí é só colocar o termo, provavelmente um nome, no campo de busca e clicar no botão pesquisar.

A tela com resultados será aberta em uma nova janela. Assim que toda busca for realizada, aparecerá uma lista com os periódicos. Clicando nele, vai direto para a página com o termo buscado em destaque. Bem simples.

Claro, mesmo encontrando algumas coisa nos jornais, é importante cruzar com outras informações, já que existe a possibilidade de homônimos.

Comentar

Nome

E-mail

Site