Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

FamilySearch: o grande aliado da genealogia na internet

FamilySearch é mantido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

O FamilySearch é hoje, certamente, a principal ferramenta disponível para a pesquisa em genealogia e história da família. É muitas vezes o ponto de partida na busca por antepassados.

Basicamente o FamilySearch é um site que disponibiliza registros dos mais diversos tipos de mais de 100 países. No bolo tem um pouco de tudo: nascimento, batismo, casamento, óbito, imigração, listas de bordo, além de outros documentos que ajudam na pesquisa genealógica.

O melhor é que tudo o que está no site é gratuito. A única coisa que pedem é um cadastro simples. E só.

Existem basicamente três formas para pesquisar no FamilySearch:

Registros – Muitos dos documentos disponíveis no FamilySearch estão indexados. Ou seja, pessoas de todo o mundo (inclusive eu) se cadastram, acessam lotes de arquivos e retiram as informações básicas de dezenas, centenas e milhares de documentos. Saem dali nome, sobrenome, local de nascimento, nome dos pais, datas, etc. Isso vai para uma base de dados que permite a pesquisa diretamente nos campos de busca.

Mas nem tudo está indexado, aliás, grande parte. O jeito então é colocar a mão da massa e fazer o trabalho de formiguinha. Imagem a imagem. Nos próprios registros você tem acesso às coleções. Ali você escolhe o país, estado, o tipo de documento, se de igreja ou registro civil, imigração, censos, etc. Há uma grande gama de coleções para pesquisar.

Catálogos – Diversos registros não estão disponíveis tão facilmente para pesquisar. Seja por ainda não estarem organizados pelo FamilySearch (eles processam centenas de imagens todos os dias) ou porque existem acordos entre o site e os proprietários dos documentos. Aí são fechados para consulta no site.

Nesses casos, a saída é acessar os arquivos restritos podem ser acessados nos Centros de História da Família (CHF) da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. São basicamente salas com computadores com acesso ao FamilySearch. A diferença é que ao acessar nos CHFs, os arquivos ficam disponíveis.

Árvore familiar – Todas as informações que você encontra no FamilySearch, você pode colocar em uma árvore genealógica. E outras pessoas fazem o mesmo. Assim, é possível ‘bisbilhotar’ a árvore dos outros e encontrar algum antepassado em comum. Nem sempre as informações estão totalmente corretas, mas pode ser um ponto de partida.

Histórico

Para entender porque o FamilySearch é essa poderosa ferramenta, é preciso explicar um pouco do que está por trás. É a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a igreja dos mórmons. Ela é a principal patrocinadora.

Como a igreja dos mórmons tem uma vertente muito forte em relação à família, buscar as origens e os antepassados é se unir a eles de certa forma. Por isso, desde 1894, esse braço da igreja se dedica a reunir o máximo possível de registros em todo o mundo para permitir a pesquisa daqueles que já se foram.

Em linhas gerais, o FamilySearch fecha acordos com cartórios, igrejas e outras entidades de todo o mundo, digitaliza tudo (antes era na base do microfilme), e disponibiliza para pesquisa na internet. Simples assim.

Simples, porém, extremamente complexo. Tanto que o FamilySearch, mais precisamente a Sociedade Genealógica de Utah, guarda cópias de microfilmes e centenas de discos rígidos e servidores em uma espécie de ‘bunker’ encravado na Granite Mountain, perto de Salt Lake City, nos Estados Unidos. É uma área altamente protegida.

O Granite Mountain Vault mantém registros físicos e digitais do FamilySearch (Foto: Divulgação)

O Granite Mountain Vault mantém registros físicos e digitais do FamilySearch (Foto: Divulgação)

Comentar

Nome

E-mail

Site