Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

Como acessar inventários de São Paulo dos séculos 17 e 18?

Tive a oportunidade em outro post de escrever sobre a importância que os inventários têm para a pesquisa sobre a história da família. São documentos muito ricos para entender não somente as condições de vida de alguém, mas também para reunir mais informações sobre a família, como cônjuge, filhos, genros, noras, netos, etc. E, naturalmente, para muitos que pesquisam os antepassados no Brasil, acaba sendo preciso a consulta dos inventários de São Paulo, seja da cidade ou do estado.

A boa notícia é que os inventários mais antigos, dos séculos 17 e 18, estão disponíveis online para consulta no site do FamilySearch. A notícia não tão boa é que os documentos são de acesso restrito, ou seja, só podem ser acessados em Centros de História da Família da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, como já expliquei aqui como funcionam. Mesmo assim, de certa forma, estão ao alcance.

Como saber se algum antepassado foi inventariado?

Antes de qualquer coisa, é preciso saber se algum antepassado foi inventariado no estado de São Paulo, mais precisamente nas cidades de São Paulo capital, Santana de Parnaíba, Guaratinguetá, Jundiaí, São Vicente, Atibaia, Mogi Mirim, Mogi das Cruzes, Ubatuba, Itu, Taubaté, Santos, São Bernardo, Sorocaba, Pindamonhangaba, Cuiabá e Apiaí. Existem índices que facilitam demais essa busca, sendo necessário apenas verificar a lista para identificar a cidade, a data e as informações de acesso. São

O primeiro índice foi organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia (Asbrap) e reúne os inventários do 1.º Ofício de São Paulo. São 68 páginas com os nomes do inventariado e do inventariante, além do ano e número de ordem (útil para a pesquisa posterior). Esse índice está em um arquivo PDF no servidor da Asbrap e pode ser acessado no link abaixo:

http://www.asbrap.org.br/documentos/inventario_daesp_versao13-08-14.pdf

Outro índice dos inventários de São Paulo, que também reúne os inventários do 1.º Ofício de São Paulo, foi digitalizado pelo Records Preservation. Esse índice tem inventários e também os inventários e testamentos não publicados, com os inventariados e inventariantes, bem como a cidade, o ano e número de ordem. Para baixar o PDF, acesse o link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/0B_UzFhGp4sJCcEJKX09wX0txRDA/

Como acessar os inventários?

Como falei anteriormente, os inventários de São Paulo estão no site do FamilySearch, com acesso restrito, no seguinte link: https://www.familysearch.org/search/catalog/1124661?availability=Family%20History%20Library

Após feita a pesquisa nos índices, é possível se guiar pelos anos e cidades no catálogo do FamilySearch. O número de ordem que está no índice corresponde ao volume (Vol.) que está no FamilySearch. Aí então basta abrir as imagens e navegar por elas até chegar ao inventário correspondente. Geralmente há índices nos volumes, o que facilita a busca nas imagens.

Comentar

Nome

E-mail

Site