Experiências

Irmãos que casavam com irmãos de outra família era comum

Durante as pesquisas da história da sua família, é muito provável que em algum momento você se depare com a seguinte situação: irmãos casando-se com irmãos de outra família.

Sim, essa situação era muito comum até a primeira metade do século passado. Isso acontecia geralmente em zonas rurais, onde as comunidades eram pequenas e as famílias muito próximas.

Não significa que os casamentos eram arranjados. Não é isso. É mais a questão da proximidade no dia a dia. E vale lembrar que os casais normalmente tinham muitos filhos. No fim era questão de tempo juntar os irmãos.

<< Precisa de ajuda para buscar os antepassados? Saiba mais >>

Na minha família eu tenho dois exemplos disso, pelo menos até onde consegui pesquisar.

Meu trisavôs paternos Floriano Perez e Maria Menti se casaram em 19 de outubro de 1895 em Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo. No mesmo dia, a irmã de Floriano, chamada Josepha, casou-se com Antonio, irmão da Maria.

Registros de casamentos de irmãos com irmãos de outra família.

Do outro lado, meus trisavôs maternos Furtunato Alves da Silva e Francisca Cândida de Oliveira se casaram em 23 de janeiro de 1875 em São José da Barra, Minas Gerais. Também no mesmo dia o Joaquim, irmão do Furtunato, casou-se com a Rita, irmã da Francisca.

Esses dois casamentos, por terem sido realizados no mesmo dia, estão um acima do outro na página dos registros. Por isso, sempre que encontrar o casamento de algum antepassado seu, não deixe de olhar os assentos logo acima e logo abaixo. É possível que encontre casamentos entre irmãos.

Mas por que isso é importante para pesquisar os antepassados?

Por mais que você busque e se importe apenas com os antepassados diretos, os irmãos podem trazer informações importantes. Muitas vezes são eles que fazem com que você avance na árvore genealógica.

É possível, por exemplo, que você não encontre o documento de nascimento de seu antepassado direto. Mas ao encontrar do irmão dele, mais informações podem surgir, como os nomes dos próprios pais e avós, ou locais de nascimento, etc.

Sem contar que ao agregar os irmãos na sua árvore genealógica, ela se torna muito mais rica e viva, com dados mais profundos de comportamento familiar e locais por onde passaram.

Compartilhar