Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

Irmãos que casavam com irmãos de outra família era comum

Durante as pesquisas da história da sua família, é muito provável que em algum momento você se depare com a seguinte situação: irmãos casando-se com irmãos de outra família.

Sim, essa situação era muito comum até a primeira metade do século passado. Isso acontecia geralmente em zonas rurais, onde as comunidades eram pequenas e as famílias muito próximas.

Não significa que os casamentos eram arranjados. Não é isso. É mais a questão da proximidade no dia a dia. E vale lembrar que os casais normalmente tinham muitos filhos. No fim era questão de tempo juntar os irmãos.

<< Precisa de ajuda para buscar os antepassados? Saiba mais >>

Na minha família eu tenho dois exemplos disso, pelo menos até onde consegui pesquisar.

Meu trisavôs paternos Floriano Perez e Maria Menti se casaram em 19 de outubro de 1895 em Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo. No mesmo dia, a irmã de Floriano, chamada Josepha, casou-se com Antonio, irmão da Maria.

Registros de casamentos de irmãos com irmãos de outra família.

Registros de casamentos de irmãos com irmãos de outra família.

Do outro lado, meus trisavôs maternos Furtunato Alves da Silva e Francisca Cândida de Oliveira se casaram em 23 de janeiro de 1875 em São José da Barra, Minas Gerais. Também no mesmo dia o Joaquim, irmão do Furtunato, casou-se com a Rita, irmã da Francisca.

Esses dois casamentos, por terem sido realizados no mesmo dia, estão um acima do outro na página dos registros. Por isso, sempre que encontrar o casamento de algum antepassado seu, não deixe de olhar os assentos logo acima e logo abaixo. É possível que encontre casamentos entre irmãos.

Mas por que isso é importante para pesquisar os antepassados?

Por mais que você busque e se importe apenas com os antepassados diretos, os irmãos podem trazer informações importantes. Muitas vezes são eles que fazem com que você avance na árvore genealógica.

É possível, por exemplo, que você não encontre o documento de nascimento de seu antepassado direto. Mas ao encontrar do irmão dele, mais informações podem surgir, como os nomes dos próprios pais e avós, ou locais de nascimento, etc.

Sem contar que ao agregar os irmãos na sua árvore genealógica, ela se torna muito mais rica e viva, com dados mais profundos de comportamento familiar e locais por onde passaram.

Comentar

Nome

E-mail

Site