Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

Tombo.pt: ponto de partida para pesquisa de antepassados em Portugal

Se a sua família já está há bastante tempo no Brasil, é muito provável que pelo menos parte dela tenha vindo de Portugal. É comum encontramos antepassados portugueses na nossa árvore genealógica.

E na hora que você se depara com um antepassado de lá, abre-se um novo mundo de pesquisa. E devo dizer, é bem melhor e mais fácil do que no Brasil. Explico.

A partir da sessão de 11 de novembro de 1563 do Concílio de Trento, a Igreja Católica obrigou cada paróquia a registrar batismos, casamentos e óbitos. Em alguns casos, os registros começaram ainda antes.

Ou seja, de lá para cá temos um período grande de pesquisa. E o melhor de tudo é que boa parte desses documentos estão disponíveis para consulta na internet, gratuitamente. É que a Igreja Católica entregou ao Estado português todos os livros e cada arquivo distrital tem digitalizado cada página dos documentos.

Isso vale até os registros de 1911, quando o governo português adotou o Registro Civil que, de certa forma, substituiu os documentos religiosos. Pelo menos em questão de validade legal.

Onde pesquisar antepassados portugueses?

Agora que já sabemos que os livros existem, vamos ao ponto principal, que é pesquisar de fato nos documentos.

O melhor ponto de partida, na minha opinião, é o Tombo.pt. É um site independente criado pelo português João Ventura, que coloca o link para todos os livros disponíveis de cada distrito, concelho e freguesia, separados por períodos. É clicar no link e entrar diretamente no livro.

Site do Tombo.pt. Freguesia de Crespos, Braga, onde pesquiso meus antepassados.

Site do Tombo.pt. Freguesia de Crespos, Braga, onde pesquiso meus antepassados.

A grande vantagem do Tombo.pt é que toda atualização feita pelos arquivos distritais é replicada no site. Ou seja, cada livro novo digitalizado vai aparecer no site a medida que for disponibilizado.

O site é bastante simples, mas vai direto ao ponto. Você pode buscar diretamente pelo nome da freguesia ou navegar pelos distritos e concelhos até chegar à freguesia que deseja.

O Tombo.pt é interessante para quem já sabe onde procurar, sabe em qual freguesia o antepassado viveu. Caso você não tenha essa informação, fica um pouco mais difícil. E sobre isso vou falar em outro post, aguarde.

5 comentários

  • Gylmara Mariano Rodrigues

    Bom dia!
    Estou a procura dos meus antepassados para saber de qual localidade de Portugal saíram. Porém, eu não tenho ideia de qual freguesia, concelho ou distritos pois a minha família não soube me informar ou não quiseram falar de qual localidade em Portugal vieram.
    Tenho apenas o nome do antepassado. Mas não encontrei registros de qual porto chegou no Brasil. Acredito que quando aqui chegou fez a troca nome.
    Se puder me falar alguma dica e me ajudar ficarei grata.

    19 de outubro de 2018
    reply
  • Tenho procurado através de muitos sites de pesquisa, meu avô Caetano Gaspar embarcou em Lisboa no vapor alemão em 18/02/1883 com( 26 anos 1856 a 1857). Filho de Francisco Gaspar e Maria de Jesus. Não consegui abrir a localização e dados em passaporte de embarque dele em Lisboa. Talvez lá eu encontre informações mais precisas. Casou-se no Brasil, que consta apenas que era português e também adotou o sobrenome de Gaspar de Moura. Não se naturalizou. Como pesquisar tal situação?

    18 de março de 2019
    reply
  • Elieth Garcia

    BOM DIA. DESCULPE MAS HA ANOS PROCURO POR UMA IRMÃ DO MEU MARIDO, JOSÉ LUIZ GARCIA FERREIRA, E O NOME DELA ~E MARIA HELENA FERREIRA. ELES PERDERAM O CONTATO HÁ MUITOS ANOS MAS SEMPRE A PROCURAMOS, NUNCA DESISTIMOS MAS ATÉ HOJE NÃO CONSEGUIMOS ENCONTRA-LA. POR FAVOR, SE FOR VOCE, NOS COMUNIQUE, POR FAVOR.

    2 de junho de 2019
    reply
  • jeane sacramento

    estou a procura d certidão de óbito de Maria Ferreira da costa,,e josé da costa e silva ,de vila Junqueira,concelho de vila do conde,Portugal,para terminar a árvore genealógica do meu filho

    1 de setembro de 2019
    reply

Comentar

Nome

E-mail

Site