Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

Censo de Minas Gerais de 1830: use e abuse

Além dos tradicionais documentos de nascimento, matrimônio e óbito, há outro importante registro para a pesquisa genealógica: os censos da população. Neste post vou falar especificamente sobre o censo da década de 1830 em Minas Gerais. Uma fonte riquíssima para buscar os antepassados e traçar a história da família.

O melhor de tudo nesse censo é que existe uma lista nominativa de todos os indivíduos de cada localidade. Sim, é isso mesmo.

A cada fogo (basicamente núcleo familiar), saem informações do nome do chefe do fogo e das outras pessoas da família e os vínculos delas com o chefe. Além disso, são informados a idade de cada indivíduo, estado civil, raça, ocupação e condição social (livre, escravo ou forro).

Ou seja, para quem tem antepassados escravos, torna-se uma ferramenta ainda mais importante, já que é possível saber onde moravam e de quem eram escravos.

São dois períodos em que foi feito o censo de Minas Gerais. O primeiro entre 1831 e 1832 e outro entre 1838 e 1841. Em geral não se repetiam as freguesias onde eram realizados. Há exceções, claro.

<< Precisa de ajuda para buscar os antepassados? Eu posso ajudar >>

Onde pesquisar o censo de Minas Gerais?

O melhor de tudo é que esse censo está disponível online, inclusive com busca nominativa, ou seja, dá para procurar pelo nome das pessoas. Isso graças ao Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O Cedeplar reuniu todas as informações e criou um banco de dados que é acessível em um site. Anote o endereço: http://poplin.cedeplar.ufmg.br/

Ao acessar o site é preciso fazer o login. Mas não se preocupe, eles mesmo liberam um usuário genérico. Pode anotar:

Usuário: visitante
Senha: visitante

Depois de entrar no sistema há duas opções: ver a lista inteira por freguesia (Consulta as listas nominativas originais) ou buscar por nome ou outros campos (Consulta antroponomica e/ou a casos).

Site do Celenpar com o banco de dados do Censo de Minas Gerais de 1830.

Site do Cedeplar com o banco de dados do Censo de Minas Gerais de 1830.

Vale lembrar que nem todas as freguesias tinham os nomes de hoje. Então é preciso pesquisar um pouco para saber o nome antigo da cidade onde deseja pesquisar. Há outra forma também, que é na busca dentro do sistema. Na seleção de filtros, entre na aba Divisão Administrativa e depois marque a opção Topônimo Atual. E busque pelo nome atual da cidade.

Como ver o documento original?

Todos os papéis do Censo de Minas Gerais está em posse do Arquivo Público Mineiro (APM). E no site deles dá para ver as cópias dos originais. Isso é fantástico para quem quer guardar o registro de forma digital.

Para isso, basta acessar a seção de Mapas da População no site do APM, escolher a freguesia e navegar pelas páginas. As imagens não estão na melhor qualidade, é verdade, mas é possível ver bem os nomes e as informações.

9 comentários

  • Nanci

    Tentei acessar os links, mas já não funcionam mais ….

    16 de janeiro de 2019
    reply
  • Claudiano Araujo

    Em janeiro de 2019 esse site se encontra fora do ar já a semanas.
    Pergunta. Vocês conheçem algum outro local onde essas listas nominativas (MG) podem ser acessadas?

    19 de janeiro de 2019
    reply
      • Claudiano

        Olá Gustavo. O projeto Compartilhar é muito bom, mas as listas disponíveis são restritas às cidades mais ao sul de minas.

        8 de fevereiro de 2019
        reply
  • Solange Ayres

    O site do Cedeplar ja esta ha anos fora do ar. Fiz contato, mas infelizmente nao aconteceu nada.

    3 de outubro de 2019
    reply
  • Rafael Ribeiro

    Hoje, após receber a newsletter, consegui acessar o Cedeplar normalmente. Creio que até consegui encontrar os nomes de alguns tataravós. Mas não consigo encontrar as cópias originais no site do APM. Quando coloco o nome da freguesia que procuro, a pesquisa só retorna censo numérico, nada nominativo.

    23 de maio de 2020
    reply

Comentar

Nome

E-mail

Site