Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

Como consultar registros de terras de Minas Gerais?

Além dos documentos tradicionais como batismo, nascimento, casamento e óbitos, existem muitos outros que podem ser consultados para pesquisar os antepassados e compreender como viviam em uma determinada época. Um aspecto que pode ser interessante é saber se tinham terras, onde estavam e como eram. Não são tão simples de encontrar. Mas no caso das terras de Minas Gerais, existem registros fáceis de acessar.

Tratam-se dos documentos da Repartição Especial das Terras Públicas da então província de Minas Gerais. Uma das atribuições desse órgão, quando criado em 1850, era medir, dividir, descrever, distribuir e fiscalizar as vendas de terras públicas de todo o Brasil. A partir de uma lei imperial de 1854, ficou a cargo do vigário de cada paróquia receber os requerimentos e registrá-los nos livros a serem enviados ao Diretor Geral das Terras Públicas.

<< Censo de 1830 de Minas Gerais: como pesquisar? >>

Nos documentos das terras de Minas Gerais, que vão de 1854 a 1860 são descritos a localização, limites, data e proprietários das terras. Isso de cada paróquia da província. É uma descrição relativamente simples, mas que pode ser muito útil para determinar o local exato de onde vivia um antepassado e mesmo as condições de vida dele e da família.

Como acessar os registros?

Os registros de terras de Minas Gerais estão sob guarda do Arquivo Público Mineiro. O bom é que estão digitalizados e disponíveis para consulta online, de graça e sem restrições. Para acessar, basta ir até o link abaixo:

http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/terras_publicas/search.php

Na tela aparecerá uma caixa de pesquisa, na qual pode fazer a busca diretamente pela paróquia ou cidade que deseja. Assim que encontrar a paróquia, clique nela e na sequência no botão “Visualizar imagens”. Se quiser baixar em PDF partes do arquivo, clique em “Gerar PDF da Ficha+Imagens”. A estrutura do documento segue com uma descrição e já entra nas terras de cada proprietário. Para facilitar, no final de cada documento, há um índice. Caso o seu antepassado esteja ali, é só ir até a página indicada.

Exemplo de uma página com registros de terras, no caso da freguesia de Dores da Boa Esperança. (Foto: Reprodução/Arquivo Público Mineiro)

Comentar

Nome

E-mail

Site