Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

Como pesquisar expedientes matrimoniais de Granada, Espanha?

Granada - Expedientes matrimoniais

Muitos imigrantes espanhóis que vieram para o Brasil no fim do século 19 e começo do 20 eram da província de Granada, no sul da Espanha. Uma localidade que não é tão simples de pesquisar na internet, pois os registros de batismo, casamento e óbito da região nem sempre estão disponíveis. Mas existe uma parte que é tem informações incríveis. São os expedientes matrimoniais da Igreja Católica.

Os expedientes matrimoniais, ou dispensas matrimoniais, são processos de aprovação de casamento por parte da Igreja Católica. Quando duas pessoas vão se casar, verificam se são católicos, se foram batizados, se são parentes, etc. No processo são reunidos registros do casal. Ou seja, se não há acesso a registros originais de batismo, por exemplo, eles podem estar anexados nos expedientes matrimoniais. Além disso, caso sejam parentes, é possível que uma árvore genealógica tenha sido desenhada.

Exemplo de árvore genealógica que pode ser encontrada nas dispensas matrimoniais de Granada
Exemplo de árvore genealógica que pode ser encontrada nas dispensas matrimoniais de Granada.

O melhor no caso da província de Granada é que é possível não apenas ver os documentos na íntegra, mas também fazer a pesquisa pelos nomes dos noivos no FamilySearch. E aqui, antes de começar, vale prestar atenção em um ponto importante. Nem sempre os nomes vão corresponder exatamente ao que está nos documentos brasileiros dos espanhóis. Vou dar um exemplo. Meus tataravós paternos vieram da Espanha. Eu os conhecia apenas como José Perez e Concepción Gualda. Buscando os documentos matrimoniais, tive que fazer várias pesquisas até encontrá-los, pois vale o que está no documento original: José Perez Soto e Maria Concepción Gualda Soto. Veja, esse Maria antes de Concepción e o sobrenome Soto nos dois acabam mudando tudo.

Como pesquisar?

Pois bem, vamos ao que importa. A base de expedientes matrimoniais da província de Granada está no FamilySearch. Sugiro fazer a busca pelos nomes, nas mais variadas formas, até encontrar o documento. A pesquisa pode ser feita no link abaixo:

Spain, Province of Granada, Catholic Pre-Marriage Investigation Files, 1556-1899
https://www.familysearch.org/search/collection/1865748

Para ilustrar essa busca, vou usar o exemplo dos meus tataravós. Primeiro faço a busca, como na imagem abaixo.

Depois disso, os resultados vão aparecer. No caso, aparece a data, que é a informação mais importante que vai precisar.

Feito isso, agora é hora de ver os documentos. É a parte mais complicada. É chata mesmo, mas não há outra maneira de fazer. E aqui tem um obstáculo, já que os arquivos são restritos. Ou seja, só podem ser acessados nos Centros de História da Família da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Mas com a data e nomes em mãos, é partir para lá e pesquisar.

Pois bem, existem três catálogos no FamilySearch, de acordo com a data. Você deve acessar o correspondente.

Expedientes matrimoniales, 1556-1859
https://www.familysearch.org/search/catalog/526778?availability=Family%20History%20Library

Expedientes matrimoniales, 1860-1879
https://www.familysearch.org/search/catalog/707825?availability=Family%20History%20Library

Expedientes matrimoniales, 1880-1899
https://www.familysearch.org/search/catalog/684023?availability=Family%20History%20Library

Seguindo o exemplo, eu tenho a data (10 de dezembro de 1866) e o sobrenome do noivo: Perez Soto. Nesse caso, busco no catálogo correspondente à data (1860-1879) e o sobrenome. Encontrado, é clicar na imagem da máquina fotográfica para ter acesso às imagens.

Agora é questão de paciência, de olhar processo por processo até chegar no qual você precisa. É demorado, mas vale a pena.

Comentar

Nome

E-mail

Site