Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

Onde buscar documentos de antepassados italianos na internet?

Sair atrás de documentos de antepassados italianos é bastante comum para os brasileiros, ainda mais para quem pretende tirar a cidadania daquele país. Seja para esse fim ou para pesquisar a história da família, há um site que é fundamental para essa tarefa.

Trata-se do Antenati, mantido pelo Sistema Arquivístico Nacional (SAN) do Ministério dos Bens e Atividades Culturais e do Turismo (MiBACT) da Itália. É nesse espaço onde os arquivos do registro civil do país estão sendo disponibilizados online.

<< Precisa de ajuda para buscar os antepassados? Saiba mais >>

Anote o endereço e guarde nos favoritos: http://www.antenati.san.beniculturali.it/

Busca por regiões no site do Antenati (Reprodução)

Busca por regiões no site do Antenati (Reprodução)

O Antenati surgiu de uma parceria em 2011 com o FamilySearch, que iniciou o processo de microfilmagem e digitalização dos diversos Arquivos provinciais da Itália. Vale aqui reproduzir o objetivo do projeto:

O Antenati surge da necessidade de organizar e disponibilizar o enorme patrimônio documental dos registros de estado civil existentes nos Arquivos do Estado para realizar pesquisas pessoais e genealógicas, destinadas a reconstruir a história das famílias e das pessoas, mas também na história social em um sentido amplo.”

Boa parte das imagens digitalizadas já estão disponíveis no site. Vale lembrar que por enquanto não são todas as regiões cobertas. Aos poucos o Antenati vai liberando.

Mas se é o FamilySearch que está digitalizando as imagens, elas não podem ser consultadas pelo site deles? Pode, mas com algumas restrições. Algumas províncias permitiram a digitalização, mas desde que a consulta às imagens seja realizada no site do Antenati.

Como pesquisar os antepassados italianos? Há duas formas de consulta no site do Antenati.

Imagens

No menu do site, acesse Il Territorio e le fonti (O Território e as fontes). Nesse espaço você vai escolher a região e verificar se as imagens estão disponíveis.

Por exemplo, se eu clicar na Calabria, vão aparecer as províncias. Na sequência escolho, digamos, Catanzaro. E se as imagens estiverem disponíveis, aparecerá “Sfoglia il registri” (Navegue pelos registros).

Na página seguinte, haverá uma divisão de conteúdo, que basicamente é uma divisão de períodos em que os registros foram feitos.

– Stato civile Napoleonico (1806-1815)
– Stato civile della Restaurazione (1815-1865)
– Stato Civile Italiano (1866 em diante)

Depois é só clicar em um deles, escolher a Comune (cidade), o tipo de documento (nascimento, matrimônio ou morte), o ano e navegar pelas imagens.

Buscar pelo nome

O Antenati tem uma função bem interessante que é de buscar diretamente pelo nome, no menu “Trova i nomi” (Encontre o nome). Se algum documento daquela pessoa já foi indexado, ou seja, já tenha sido retirado nome e principais informações, vai encontrar ali.

Só que esse espaço é bem limitado, já que não são todas as comunes e províncias que estão indexadas. É um processo lento e que depende de voluntários do FamilySearch. Eu, por exemplo, sou um indexador.

Então pode ser que o que você precisa ainda não esteja disponível. Mas não custa tentar.

Outra opção

O próprio FamilySearch também disponibiliza imagens de registros da Itália. Não são de todas as regiões, mas dependendo do período, é possível pesquisar por lá.

A melhor forma de buscar as imagens no FamilySearch é é entrar nos catálogos. No menu de pesquisa, entre em Catálogos e busque pela comune (cidade) que desejar. Se houver algum registro, vai aparecer. Depois, é só acessar as imagens.

1 comentário

  • Preciso localizar a certidão de nascimento do meu bisavó, Rinaldo Zuliani nasceu em 25/08/1887 – pai – Ipppolito Zuliani – mãe Ferrazine Ortensia Maria . Tenho a informação que nasceu na região de Verona. Grata pela atenção.
    Elizabeth

    12 de novembro de 2018
    reply

Comentar

Nome

E-mail

Site