Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

Pesquisa genealógica em tempos de coronavírus

Uma pandemia como a do coronavírus tem impactos em todos os setores da sociedade. Todos, sem exceção. E até por isso, não seria diferente para a genealogia, para quem pesquisa os antepassados e quer avançar na árvore genealógica da família. E o impacto nesse caso pode ser positivo ou negativo, dependendo do ponto de vista.

Comecemos pelo lado ruim. Nesse período de distanciamento social, muitas instituições estão fechadas para o público. Pensando em genealogia, os arquivos públicos, os cartórios, as paróquias, tudo está fechado. Ou seja, a pesquisa in loco, e mesmo à distância, com pedidos por telefone ou e-mail, está parada. Não há como pesquisar sem alguém na paróquia ou no cartório. Não há como pesquisar documentos nos arquivos públicos também.

Talvez o maior obstáculo sejam as pesquisas nos Centros de História da Família da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, onde podemos visualizar documentos restritos do FamilySearch. Como eles ficam dentro das igrejas, podem estar fechados. E mesmo que estejam abertos, é prudente nesse momento evitar a ida aos CHFs, afinal de contas os computadores são compartilhados. As mãos tocam o mesmo teclado, o mouse. O apoio da cadeira é o mesmo. Portanto, abertos ou não, melhor não ir. O coronavírus está por aí.

Claro que é um período curto, que vai passar. Mas certamente atrapalha quem está pesquisando a história da família e precisa ter acesso a documentos. Eu mesmo estou enfrentando isso, seja para as minhas pesquisas pessoais ou de clientes. Não à toa os prazos estão ficando maiores. É o impacto do coronavírus, não tem jeito.

Mas e o lado positivo?

Sim, há um lado positivo nessa pandemia do coronavírus. O distanciamento social coloca a gente dentro de casa, trabalhando ou não. Então, por que não aproveitar esse momento, olhar para a árvore genealógica e dar aquela geral nela?

Não importa quantas pessoas estão na árvore. Vá uma a uma verificando as informações, se está tudo correto, as datas, os locais dos eventos. Por que não acrescentar uma foto ou uma bandeira? Que tal olhar com cuidado aquele ramo que está travado e elaborar uma estratégia para avançar? Por que não acrescentar irmãos dos antepassados? E assim vai.

É hora de ser criativo. A dificuldade nos torna mais criativos. Muitas vezes a dificuldade de acesso de alguns documentos, sejam eles pessoais ou restritos no FamilySearch, nos tornam mais acomodados. De repente esses mesmos documentos ou outros tão importantes quanto podem estar em outras bases de dados na internet. Esse momento talvez nos ajude a ampliar o olhar. E é muito bom.

O certo é, como falei, é que esse momento vai passar. E quando passar, talvez tenhamos uma visão ainda melhor sobre a história da nossa família. E sobre o que é família.

Comentar

Nome

E-mail

Site