Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

Cada pessoa na sua árvore genealógica tem uma história

Quando eu comecei a pesquisar a história da minha família, para mim bastava saber os nomes dos antepassados, as datas e os locais por onde passaram. Aos poucos, porém, fui entendendo que cada nome na árvore genealógica tinha uma história.

Obviamente que não sei exatamente o que se passou com cada antepassado meu. É impossível saber. Mas ao compreender o contexto do momento e do lugar onde cada um vivia, juntando com algumas informações deles, consigo ao menos imaginar suas histórias.

Meu trisavô materno Domingo Gonzalez Granero trocou em 1906 o pequeno vilarejo de Castilléjar, na Granada, na Espanha, pelo Brasil. Saiu de lá, passou por Málaga, onde pegou o vapor Berenguer El Grande. Depois de 32 dias de viagem desembarcou em Santos e logo foi levado com a esposa Antonia Miron Molina e cinco filhos para a Hospedaria dos Imigrantes em São Paulo.

Algum tempo depois foram enviados de trem para Jaú, no interior de São Paulo. Desembarcaram na estação de Ayrosa Galvão e seguiram para a lida no campo na região de Barra Bonita.

<< Precisa de ajuda para buscar os antepassados? Saiba mais >>

Esses fatos já contam uma história. Mas a minha imaginação pode tentar reproduzir alguns momentos. Como a chegada deles na Hospedaria dos Imigrantes, onde tiveram que entregar os pertences. O pouco que tinham e não poderiam ter acesso. Imagino a tristeza.

E depois, quem sabe, a alegria de terem desembarcado na estação de Ayrosa Galvão e estarem na expectativa de saber onde iriam viver e trabalhar para começar uma nova vida, longe dos parentes que ficaram na Europa.

Cada pequeno evento tem uma história. E é muito bom poder imaginar o que se passou, seja algo bom ou ruim. É disso que nossas vidas são feitas e assim que as vidas que vieram antes de nós foram construídas.

Por isso, eu digo, trate cada nome na sua árvore genealógica como uma pessoa e não como apenas um nome. Essas pessoas tiveram sentimentos, passaram por momentos bons e ruins. Coloque-se no lugar delas. Vai ser uma experiência bem interessante. E se você puder ir aos lugares por onde passaram, melhor ainda. A imaginação ficará mais concreta.

Viaje com cada uma das pessoas da sua árvore genealógica. Todas vão te contar uma história, com certeza.

Comentar

Nome

E-mail

Site