Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

Como organizar os documentos dos antepassados?

Ao longo das pesquisas sobre os antepassados, é natural que se acumulem muitos documentos, sejam eles digitais ou físicos. É só fazer uma conta simples. Se a sua árvore tiver 100 pessoas, são pelo menos 100 registros, como batismo, nascimento, casamento ou óbito. Pelo menos.

Vai chegar um ponto no qual encontrar um documento específico vai se tornar uma tarefa complicada. Por isso, primeiro, sugiro digitalizar tudo. O que já for virtual, como os registros do FamilySearch, ótimo. Se for papel, escaneie e mande para o computador.

Mas só isso não resolve. Muito pelo contrário. É bem fácil juntar arquivos no computador e perder o controle sobre eles. Vou sugerir aqui uma forma de organização. Ela funciona para mim, mas fique sempre livre para adaptar da maneira que melhor funciona para você.

Como já falei em outro post, eu uso o MyHeritage Family Tree Builder para abastecer minha árvore genealógica. A cada pessoa inserida, o programa atribui um número para ela, também chamado de ID. Na própria etiqueta do nome aparece esse número.

A partir disso, fica fácil. Basta renomear os arquivos com esse número na frente, colocando as informações pertinentes. E pode jogar tudo na mesma pasta, se assim preferir, já que estará tudo classificado por números.

Um detalhe importante. Não sabemos quantos antepassados serão adicionados na árvore. Podem ser 50, 100, 1.000, e assim por diante. Por isso, eu coloco o zero na frente, para fechar quatro números. Assim, minha árvore poderia ter 9.999 nomes e estaria tudo em ordem. Senão o 111 vai acabar aparecendo antes do 12, por exemplo.

Veja o exemplo abaixo, que é o meu caso.

0011-Gustavo Ribeiro de Francisco-Nascimento-1984-Curitiba-Brasil.jpg

Além do número que vai organizar, coloquei o nome, o tipo do documento, o ano do evento, a cidade e o país onde ocorreu. E isso vale para todos os registros.

O documento mais recente que encontrei da minha família é o casamento entre Nicolao Gonçalves e Marta Luis, que são meus 14º avós paternos. E o arquivo no computador ficou assim:

0210-Nicolao Gonçalves-Casamento-Marta Luis-1536-Crespos-Braga-Portugal.jpg

No caso de casamento, eu prefiro duplicar o arquivo, alterando apenas a ordem das informações. Assim, levando em conta o número da esposa, ficou da seguinte forma:

0211-Marta Luis-Nicolao Gonçalves-1536-Crespos-Braga-Portugal.jpg

As informações que vão constar no nome do arquivo fica a critério de cada um. Nesse exemplo acima, acrescentei além da freguesia (Crespos), o concelho (Braga) de onde ela faz parte. Tudo para facilitar.

Usar esse número do MyHeritage é interessante porque você pode usar o mesmo padrão para pessoas colaterais, como irmãos, primos, etc. Haverá sempre um número associado. Assim não haverá repetição.

Gostou? Se você tem alguma outra forma de organização, comente abaixo. Isso pode acabar ajudando mais gente.

Comentar

Nome

E-mail

Site