Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

Paciência é fundamental para pesquisar os antepassados

Paciência. Esta é uma virtude importantíssima para quem busca os antepassados e quer avançar na árvore genealógica e conhecer a história da própria família. Não tem jeito, quem não tem paciência, não consegue fazer o mínimo do trabalho genealógico.

É que os resultados das pesquisas não surgem do nada, muito menos rapidamente. É um trabalho incessante, que leva tempo e que por várias vezes pode nos tirar do sério. A falta de resultados desanima e nos leva a pensar em desistir. Por isso, a paciência é fundamental.

Nesse ponto, o mais importante é a questão do tempo. Simplesmente não é possível saber quanto tempo vamos demorar para pesquisar aquele ou outro ramo, quanto tempo vamos levar para encontrar o registro de nascimento ou óbito de alguém, por exemplo.

Já contei aqui no blog quanto tempo demorei para descobrir de qual freguesia portuguesa veio meu trisavô José Antonio da Rocha. É insistência, sim, não desistir. Mas também entender que tudo leva tempo para acontecer. São raras as vezes que vamos avançar rapidamente.

Sempre procuro lembrar que buscar os antepassados é uma tarefa que não tem fim. E é verdade. Eu estou há mais de dez anos revisitando a história da família. E por mais que tenha ficado parado em alguns ramos, vez ou outra a coisa avançou.

Recentemente avancei em um ramo da minha família em Portugal. Parecia que era algo sem fim. Dei um tempo, sei lá, alguns meses, e retornei. E então tudo se descortinou. E agora estou me dedicando a esse lado. Descobri até que sou descendente direto de um padre. Mas isso conto em outra oportunidade.

O certo é que ter paciência é necessário. Querer resultados para ontem só vai atrapalhar. Entenda que vai demorar o tempo que tiver de demorar. Mas depois disso, será muito prazeroso.

Comentar

Nome

E-mail

Site