Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

Uma visita ao passado: as freguesias portuguesas dos meus ancestrais

Uma das experiências mais legais e interessantes de pesquisar a história da família é conhecer os lugares onde nossos antepassados moravam. E mais que visitar cada local, é de certa forma um reencontro e uma forma incrível de entender, mesmo que limitadamente, como viviam.

Recentemente tive essa oportunidade. Aproveitando que fui fazer um mestrado intensivo no Porto, em Portugal, visitei algumas freguesias que estavam marcadas na minha árvore genealógica. E agora, não são apenas nomes no MyHeritage, são realidade.

O roteiro foi rápido, mas as distâncias ajudam. No GPS estavam Crespos (dos meus antepassados padres), Monsul, Verim (a freguesia que abriu o caminho em Portugal do meu lado paterno), Donim e Santo Estevão de Briteiros. Todas essas do lado do meu pai, no distrito de Braga. Por fim a freguesia de Valongo, no distrito do Porto, de onde meu sobrenome Ribeiro veio e permanece até hoje, desde o século XVII.

Nesse dia pude conhecer, se não onde exatamente moravam meus antepassados em Portugal, pelo menos onde foram batizados, casados e sepultados. Sem contar o lugar em si, as paisagens, o que certamente viam todos os dias no horizonte, as pequenas propriedades onde trabalhavam para se manter.

Sim, eu não vivi nessa época, mas o fato de estar lá me conecta aos meus antepassados, à minha própria história. E essa é uma experiência incrível e sem comparações. É ficar imaginando como era a vida de cada um deles, o dia a dia, onde se reuniam, o que conversavam, onde aconteciam os amores proibidos, e assim por diante.

Não foi a primeira vez que tive essa oportunidade de viajar e conhecer os lugares onde meus antepassados viveram. Mas certamente foi a mais intensa, até porque hoje estou muito ligado à história da minha família.

E sugiro demais que cada um faça isso. É muito interessante ter os nomes nas árvores genealógicas, mas quando transportamos cada um deles para seus devidos lugares e conseguimos nos imaginar ao lado deles, é uma experiência completamente diferente e incrível.

Comentar

Nome

E-mail

Site