Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

Genealogia genética: o que é e como ajuda nas pesquisas

Há alguns anos uma nova era na genealogia começou a despontar: a genealogia genética. Ela vai muito além dos documentos que tanto falo por aqui. Ela é diferente, dá outra visão de onde viemos e também apresenta um modo diferente de pesquisar os antepassados.

Não sou especialista no assunto, então vou dar algumas pinceladas e explicar como ela é útil para a pesquisa dos nossos antepassados.

A genealogia genética usa o nosso DNA para determinar sequências idênticas entre pessoas que têm um ancestral em comum. A partir disso, além de aproximar as origens étnicas de um indivíduo, ela conecta pessoas com passagens iguais de DNA.

<< Precisa de ajuda para buscar os antepassados? Saiba mais >>

Sim, é meio complicado. Mas basicamente é o seguinte. Uma pessoa escolhe uma empresa para fazer o teste de DNA, faz a coleta da saliva e envia para o laboratório. Depois de analisado, o material é disponibilizado na internet. Em geral, vai apresentar um mapa com as origens mais prováveis e uma lista com várias pessoas que possuem sequências idênticas de DNA. Ou seja, muito provável que sejam parentes, próximos ou distantes.

Esse é o resultado de origens do meu teste realizado no FamilyTreeDNA

Esse é o resultado de origens do meu teste realizado no FamilyTreeDNA

O que ganho fazendo o teste de DNA?

Para mim, o mais interessante ao apostar na genealogia genética são os matches, os prováveis parentes. Com o contato deles, é possível aproximar pesquisas para encontrar o ancestral em comum.

contei em outro post que foi assim que destravei um ramo da minha família. Um desses matches entrou em contato comigo e conseguimos determinar o ponto em comum. Trocamos informações e ambos ganhamos com isso, confirmando dados e avançando na árvore genealógica.

Outra história bacana é que descobri matches que vivem nos Estados Unidos. Minha trisavó paterna Mariangela Filippelli teve irmãos que se fixaram por lá. E a partir do teste de DNA iniciei contato com uma “prima” de lá. E a experiência tem sido riquíssima, inclusive com descobertas interessantes sobre a história da família. Dos dois lados.

Dei apenas dois exemplos, mas as possibilidades são imensas. O mais legal da genealogia genética é a troca de informações. Ela naturalmente incentiva isso. Porque o sequenciamento em si e o mapa de origens são curiosos e legais, mas param aí. O grande uso do teste de DNA é complementar a busca documental, e isso é feito com a ajuda de outras pessoas.

Como fazer o teste de DNA?

Algumas empresas são especializadas em genealogia genética e fornecem vários tipos de testes, que vão dos mais básicos (o que eu fiz) até os mais avançados, que fornecem informações mais precisas dos lados paterno e materno.

Sei que existem laboratórios brasileiros que fazem o teste, mas vou colocar aqui uma lista de empresas americanas consolidadas, que têm um banco de dados enorme e fornecem grandes possibilidades de matches.

Vale lembrar que podem existir algumas dificuldades no envio dos testes. Isso porque há uma portaria da Anvisa aqui no Brasil que não permite o envio de material biológico pelos Correios. Então é preciso ver com cada empresa qual a melhor alternativa de envio.

FamilyTreeDNA (aqui que eu fiz)
O teste básico custa 59 dólares. Além do mapa de origens, você tem uma lista consistente de matches e pode baixar o sequenciamento do DNA para importar em outros sites.
https://www.familytreedna.com/

MyHeritage DNA
É a extensão de genealogia genética do MyHeritage. Também custa 59 dólares É extremamente confiável. O grande diferencial é a lista de matches e a integração com as árvores genealógicas do MyHeritage. E permite a importância de testes feitos em outras empresas.
https://www.myheritage.com.br/dna

23andMe
Outro concorrente forte em genealogia genética. É muito utilizado nos Estados Unidos. Custa um pouco mais caro: 99 dólares. Também tem uma base de dados muito boa.
https://www.23andme.com/

AncestryDNA
O Ancestry é muito conhecido nos Estados Unidos e dizem que muito confiável nos matches por lá. Custa 99 dólares.
https://www.ancestry.com/dna/

Comentar

Nome

E-mail

Site