Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

Vale a pena pesquisar na árvore genealógica de outras pessoas?

Uma das estratégias para buscar antepassados é pesquisar na árvore genealógica de outras pessoas. Muitas vezes é um chute no escuro, mas pode acontecer de alguém ter feito a pesquisa e chegado a antepassados em comum. Ou melhor, ter ido muito além do que você.

O natural é aceitar aquela árvore, anexar as informações à sua e pronto, mais gerações e mais nomes.

Cuidado!

A tentação é grande sim, mas é preciso tomar muito cuidado com as informações que estão nas árvores genealógicas de outras pessoas, especialmente nas que estão no FamilySearch.

Digo isso porque muitas vezes os dados estão equivocados, sem base nenhuma em documentação. E isso é inaceitável em uma pesquisa genealógica minimamente séria. Sem contar que pode desvirtuar totalmente o conhecimento que você pretende ter sobre a sua família. Ou aparecer um ramo com reis, rainhas e afins, que está colado sem veracidade alguma.

Muitas vezes os dados do FamilySearch são acrescentados por usuários na base do achismo ou da memória. É comum, então, alguém chutar a data de nascimento, o local e mesmo o nome completo.

Nessas árvores há erros bizarros. É uma mulher que é mãe dela mesma. Ou um pai que nasceu depois do próprio filho. E assim por diante. Já vi muitos casos assim, inclusive relacionados com antepassados meus.

Erro na árvore genealógica: Emilia Teixeira da Luz teve filhos entre 1842 e 1909. Se for assim, ela engravidou pelo menos até os 80 anos de idade.

Erro na árvore genealógica: Emilia Teixeira da Luz teve filhos entre 1842 e 1909. Se for assim, ela engravidou pelo menos até os 80 anos de idade.

Ok, mas é para ignorar totalmente essas árvores genealógicas?

Não! Apesar dos erros muito comuns, sempre há algo que você pode tirar delas, uma data aproximada, irmãos que desconhecia. Na verdade, eu as uso como um ponto de partida.

Como eu sempre digo, é importante ter uma comprovação documental. Então, para qualquer nome que aparecer na árvore, pegue as informações que estão disponíveis e busque os registros para confirmar os dados.

Eu consegui avançar em alguns ramos da minha família com base nas árvores genealógicas de outras pessoas. Só que sempre procurei confirmar as informações. Algumas vezes foi possível confirmar e avançar. Em outras tantas tratava-se de equívoco puro.

E as árvores do Geni e do MyHeritage?

Nesses eu confio mais, já que são usados com mais rigor. A visualização é mais difícil, infelizmente. Isso porque muitos usuários não compartilham as informações abertamente. Ou deixam parte do conteúdo inacessível. Mesmo assim, é possível entrar em contato com os administradores das árvores para trocar informações.

Mas claro, mesmo no MyHeritage e no Geni as informações equivocadas aparecem. Então, sempre, sempre mesmo, tome cuidado. Cheque os dados e busque confirmação. Só assim você terá uma árvore genealógica confiável e uma visão mais ampla da história da sua família.

Comentar

Nome

E-mail

Site