Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

Por que paróquias e comunes italianas não respondem?

Certamente você já passou pela seguinte situação: escreveu um e-mail ou uma carta para paróquias e comunes italianas e nunca, nunca mesmo, recebeu qualquer tipo de resposta. Então, lamento dizer, mas isso é muito comum. Infelizmente.

Essa é uma das situações mais frustrantes durante a pesquisa genealógica. Quando dependemos dos outros, especialmente da boa vontade dos outros, é complicado. Porque nem sempre a sua motivação é a mesma de quem recebe sua mensagem.

Não sei exatamente o motivo, mas os anagrafes (cartórios italianos) são os mais complicados. A minha opinião é que devem receber muitos pedidos, já que há alguns anos existe uma demanda muito grande de brasileiros tentando tirar a cidadania italiana. Isso, de certa forma, cria uma certa má vontade.

<< Como pedir documentos de antepassados às comunes na Itália >>

Claro, isso não acontece somente com as paróquias e comunes italianas. Na Espanha também já passei por situações assim. Aliás, ainda estou esperando algumas respostas. Até agora nada. Mas parece que na Itália é pior.

O que fazer quando não respondem?

Não há uma fórmula pronta para lidar com essa situação. A melhor, obviamente, é ir diretamente lá e resolver. Mas nem sempre é possível. Aliás, para a maioria das pessoas, não é sequer viável.

Então, nesse caso, nos resta o bom e velho telefone. Ligar para as comunes ou paróquias é um bom caminho. Muitas vezes não é nem para cobrar, mas para descobrir quem é responsável pela busca de documentos. Assim facilita tudo.

Existe o problema do idioma. Eu, por exemplo, não falo italiano. O jeito é se virar, improvisar, tentar uma comunicação. E o outro, mais prudente, é pedir para algum conhecido que fale italiano e que possa quebrar o galho.

Ou seja, o telefone é o caminho. Inclusive se você tiver essa facilidade de falar italiano, sugiro ligar antes de mandar mensagem. Assim você já sabe exatamente para quem enviar.

Comentar

Nome

E-mail

Site