Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

Como acessar arquivos restritos no site do FamilySearch?

Como já falei em outro post aqui no blog, o FamilySearch é o principal aliado de quem está começando e mesmo quem está avançando nas pesquisas dos antepassados. Buscar documentos no conforto de casa é uma baita facilidade.

Só que nem tudo é perfeito.

Vários documentos que estão no FamilySearch são restritos. Ou seja, inacessíveis nos nossos computadores. Eles estão lá, mas não podemos chegar até eles.

Mas há uma solução: os Centros de História da Família (CHF) da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O FamilySearch, vamos lembrar, é mantido pela igreja dos mórmons, então faz todo sentido.

<< Precisa de ajuda para buscar os antepassados? Saiba mais >>

Os CHFs nada mais são do que salas equipadas com computadores com acesso à internet. Nada diferente do que temos em casa, com a peculiaridade de que as máquinas dos centros têm acesso exclusivo aos servidores do FamilySearch. Aí muda tudo.

Com esse acesso exclusivo, os arquivos que estão nos catálogos do FamilySearch com aquele ícone de “chave” tornam-se abertos. Ou seja, lá nos CHFs, não há restrição. É só navegar pelos documentos e pesquisar normalmente.

Arquivos restritos no site do FamilySearch (Reprodução)

Arquivos restritos no site do FamilySearch (Reprodução)

Um detalhe aqui. Esses arquivos restritos não estão na lista de registros do FamilySearch. Você tem que acessar Catálogos no menu e buscar a localidade. Lá estão todos os documentos disponíveis para aquele lugar.

Mas por que existem arquivos restritos no FamilySearch?

Todos os documentos que o FamilySearch microfilma, digitaliza e disponibiliza no site pertencem a outras instituições, como cartórios, dioceses, arquivos públicos, etc. Apesar de fazer o serviço todo, o FamilySearch não se torna proprietário dos documentos.

Aí, dependendo do acordo feito com essas instituições, os arquivos tornam-se abertos ao público ou não. É caso a caso.

Os cartórios dos estados de Minas Gerais e São Paulo, por exemplo, não permitem a disponibilização direta dos arquivos no FamilySearch. Somente nos CHFs você vai conseguir. Ao contrário dos cartórios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, todos abertos.

Há casos também fora do Brasil. Na Itália, vai depender do acordo com cada Arquivo provincial. Por isso, os documentos de antepassados italianos podem ser pesquisados no Antenati, site do governo da Itália. Já falei disso aqui no blog.

Como eu encontro um CHF?

No próprio site do FamilySearch há um espaço onde você pode procurar o CHF mais próximo. E sempre é bom dar uma ligada antes para saber os horários de funcionamento para não perder a viagem.

Vale lembrar que que os Centros de História da Família dependem do auxílio de voluntários, então só funcionam quando eles estão por lá.. Os voluntários, inclusive, podem ajudar nas buscas caso houver alguma dificuldade.

Foi ao CHF e mesmo assim não conseguiu acessar os arquivos restritos?

Isso pode acontecer, infelizmente. Em geral ocorre devido a algum erro ou problema na configuração dos computadores. De alguma forma eles não estão se conectado diretamente aos servidores do FamilySearch.

Nesses casos, o que sugiro fazer é falar com o voluntário do CHF e pedir que ele entre em contato com o suporte do FamilySearch. Provavelmente vão acionar algum missionário da igreja para fazer a configuração dos computadores e resolver a questão.

3 comentários

  • Edvaldo de Oliveira Melo

    Na verdade, existem algumas imagens restritas até para os membros. Sei disso, porque sou membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e já aconteceu isso comigo.

    27 de fevereiro de 2018
    reply
      • valdir

        Não ficam abertos, fui recentemente em uma central CHF (Pirituba/SP) e não conseguimos abrir diversos documentos. Fiquei frustrado, o rapaz responsável disse que não poderia fazer nada.

        29 de janeiro de 2020
        reply

Comentar

Nome

E-mail

Site