Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

Como pesquisar imigrantes alemães em Santa Catarina

Uma das principais comunidades de imigrantes no Brasil está em Santa Catarina. E boa parte dela veio da Alemanha na metade final do século 19. E o melhor de tudo é que se você tem algum antepassado que tenha entrado pelo porto de São Francisco do Sul e se instalado em alguma das colônias da região, há muitos registros disponíveis na internet para pesquisar os imigrantes alemães.

Entre esses documentos, há listas de navios que partiram de Hamburgo, registros de entrada dos imigrantes no país e também em algumas das colônias, especialmente a Colônia Dona Francisca, atual Joinville, além de documentos de batismo, confirmação, matrimônio e óbito da Igreja Evangélica de Confissão Luterana. O período com mais informações é entre 1851 e 1902.

Enfim, é um prato cheio para pesquisar imigrantes alemães em Santa Catarina. Aliás, não apenas alemães, mas também poloneses, suíços, teuto-russos e dinamarqueses.

Com base nessa documentação, é possível desenhar bem o caminho para a pesquisa em países europeus, já que as informações que constam nos registros são muito ricas. Nos dados de imigração, há o local de onde vieram, por exemplo.

A principal fonte de consulta é o FamilySearch, nos registros referentes à cidade de Joinville. Além de documentos de cartórios, estão disponíveis as listas de bordo, registros da Igreja Luterana e os outros que citei acima. Para acessar, é preciso estar logado, e ir até este link.

Há uma lista mais fácil de ser consultada, que está disponível no site da prefeitura de Joinville. Pode ser que não tenha tudo, mas pode facilitar demais a consulta, já que é um PDF com a listagem.

1 comentário

  • ARNALDO KRUGER

    MEU avô paterno era GUILHERME KRUGER (1882 – 1939)e minha avó Olga Kilwein. (1892 – 1962)

    Qual a origem origem.

    18 de março de 2019
    reply

Comentar

Nome

E-mail

Site