Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

Como pesquisar lista de imigrantes no Porto do Rio de Janeiro?

O Rio de Janeiro foi uma das cidades brasileiras, junto com Santos, que mais recebeu imigrantes no fim do século 19. Por lá passou gente de todos os cantos do mundo, que saíram de seus países de origem e se instalaram no Brasil. Foram portugueses, espanhóis, italianos, libaneses, alemães, e assim por diante. E por isso, é natural que em algum momento a pesquisa genealógica passe pelo Porto do Rio de Janeiro.

E graças ao Arquivo Nacional é possível fazer a busca nominal de praticamente todas as pessoas que desembarcaram dos vapores que atracaram no cais da cidade, então capital do Brasil, entre 1875 e 1912. Funciona de forma semelhante ao sistema do Museu do Imigrante, este relacionado ao Porto de Santos.

A base de dados “Entrada de Estrangeiros no Brasil – Porto do Rio de Janeiro” permite a consulta por diversos campos. Pode ser pelo nome, idade, nacionalidade, porto de embarque, navio, procedência, entre outros. Ou seja, se um antepassado seu chegou ao Brasil pelo Rio no último quarto do século 19 ou no início do século 20, é muito provável que o encontre nessa base.

A pesquisa

Para fazer a pesquisa, é necessário acessar a base de dados específica no link abaixo:

http://bases.an.gov.br/rv/Menu_Externo/

Tela de consulta da base de dados de Entrada de Estrangeiros no Brasil - Porto do Rio de Janeiro.
Tela de consulta da base de dados de Entrada de Estrangeiros no Brasil – Porto do Rio de Janeiro.

Clique na aba “Consulta”. Ali vão aparecer os campos para preenchimento. É só preencher e clicar em “Pesquisa Avançada”.

Os resultados aparecerão na sequência, um a um. Por isso, dependendo do nome e dos dados que acrescentou, é possível que demore até encontrar quem você precisa. Mas ali estarão todos os dados que precisa, inclusive com familiares, caso o imigrante tenha vindo com outras pessoas, com seus respectivos nomes e idades.

Resultado da base de dados, de um certo Manoel Joaquim Rodrigues.

Caso precise do resultado para alguma comprovação oficial, é só clicar no botão “Gerar Declaração”, que o será criado automaticamente um arquivo PDF do Ministério da Justiça e Segurança Pública, órgão ao qual o Arquivo Nacional faz parte.

E as listas de bordo?

Se você encontrou quem precisa e queira acessar uma cópia da lista de bordo do vapor, é necessário acessar o Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN). Caso não tenha cadastro, é preciso se registrar. Depois de feito isso, é só entrar no sistema e clicar em “Favoritos” e depois “Relação Vapores Entrada Rio de Janeiro”.

Então vai aparecer uma lista enorme. Para facilitar, use o campo “Título” e digite o nome do vapor que encontrou lá na base de dados. Aí é só navegar e buscar pela data exata.

Como exemplo, fiz uma busca por um certo Manoel Joaquim Rodrigues. Na busca foi indicado o vapor Congo que desembarcou em 24 de maio de 1881. Fiz a busca no SIAN pelo vapor e encontrei a data. Aí é só clicar em “Arquivo” e na página seguinte na aba “Arquivo Digital”. Pronto, você poderá acessar o PDF com a lista original.

Consulta no SIAN do Arquivo Nacional.

2 comentários

  • José Luciano Ferreira

    Gostaria de pesquisar a data de ingresso no Brasil, de Cândido José Machado, oriundo de Portugal,meu bisavô paterno .

    1 de maio de 2020
    reply

Comentar

Nome

E-mail

Site