Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

Records Preservation: acervo crescente de registros do Brasil

Quando vamos pesquisar online por documentos genealógicos, de cara pensamos no FamilySearch, afinal é onde está o maior banco de imagens desse tipo no mundo. Há também o MyHeritage, Ancestry, órgãos públicos, etc. Mas existe um outro que pouca gente conhece, mas que tem uma coleção muito interessante e que está crescendo aos poucos: é o Records Preservation.

Apesar do nome em inglês, é um site que contém registros do Brasil. A sede está nos Estados Unidos, mas a área de interesse são documentos daqui. Quem toca esse projeto é o Marcos Camargo.

Há vários tipos de registros no Records Preservation: batismos, casamentos e óbitos de paróquias; documentos notariais; testamentos; maços de população; livros; entre outros. Eu destaco aqui as imagens dos tabelionatos de notas, que têm grande interesse genealógico. E os livros, alguns clássicos de genealogia e muito interessantes. Listo quatro deles abaixo:

.20 Gerações de João Ramalho e Bartyra – Seus Descendentes Mineiros de Andrelândia e Outras Grandes Famílias (Laerte M. Magno Ribeiro)
.Genealogia Paranaense (Francisco Negrão)
.Genealogia Tropeira (Cláudio Nunes Pereira)
.Nobiliarchia Paulistana Histórica e Genealógica (Pedro Taques de Almeida Paes Leme)

O Records Preservation tem documentos dos estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Este último é o que tem mais cidades com registros. Na lista tem Atibaia, Bragança Paulista, Campinas, Guaratinguetá, Itu, Jundiaí, Mogi da Cruzes, Piracicaba, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Taubaté, e outras.

Pode até parecer que não tem muita coisa quando comparamos com outros sites grandes, mas garanto que há documentos de grande interesse. E é possível fazer buscas pelos nomes das pessoas.

Trabalho voluntário

O bacana é que o site tem contado com a ajuda de voluntários que podem simplesmente tirar fotos dos livros de registros e enviar para o Records Preservation. Pode não ser o método mais profissional ou indicado, mas é uma forma incrível de preservação de documentos que poderiam, em breve, estar largados por aí, definhando e perdidos.

Por exemplo, uma voluntária recentemente pegou o celular e tirou foto das páginas dos livros da paróquia de Sapucaia, no Rio de Janeiro. Um gesto extremamente nobre que encontrou no Records Preservation um local seguro de armazenamento.

É bom ficar de olho na página do Facebook do Records Preservation, pois lá são anunciados os novos projetos e os registros adicionados.

Comentar

Nome

E-mail

Site