Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

Como consultar os censos de São Paulo dos séculos 18 e 19?

Uma fonte muita rica para a pesquisa genealógica são os censos estaduais, especialmente aqueles que nomeiam cada habitante de cada localidade. Não são tão comuns, infelizmente. Já falei em outro post sobre o Censo de 1830 de Minas Gerais e agora vou comentar sobre os censos de São Paulo.

Os censos foram realizados em dois períodos. Primeiro entre 1765 e 1831 e depois entre 1831 e 1850. Não há um padrão exato sobre quando foram feitos em cada cidade, então é preciso ver caso a caso. A princípio eram anuais.17

Nesses censos, chamados de Maços de População, você vai encontrar as seguintes informações de cada domicílio: nome, idade, parentesco com o chefe da casa, estado civil, cor, naturalidade e ocupação, sem contar a situação, se livre ou escravo.

Infelizmente pouca coisa está disponível para consulta na internet, no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Até a data de publicação deste post, as seguintes cidades estavam digitalizadas: Apiaí, Areias, Atibaia, Bragança, Campinas, Cananéia, Cotia, Cunha, Faxina, Franca, Guaratinguetá, Mogi-Mirim, Paranaguá, São Paulo e Taubaté.

Apesar dessa limitação, o Arquivo Público permite que qualquer um possa consultar pessoalmente as folhas originais dos censos de São Paulo. Sugiro entrar em contato e verificar a disponibilidade da cidade que pretende pesquisar e também se há alguma restrição para a pesquisa. Abaixo o contato da instituição:

Arquivo Público do Estado de São Paulo
Rua Voluntários da Pátria, 596, Santana, São Paulo – SP
CEP: 02010-000
Tel: (11) 2868-4500

Comentar

Nome

E-mail

Site