Widget Image
Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vul esse molestie consequat vel illum veridolore eu fer feugiat eorum claritatem nulla...
Hirtenstraße 19, 10178 Berlin, Germany +49 30 24041420
support@select-themes.com
Links
Follow Us

Como pesquisar antepassados em Luxemburgo?

Nos últimos anos tem sido muito comum ver descendentes luxemburgueses buscarem a cidadania daquele país. O processo é relativamente simples. Mas para chegar lá é preciso comprovar a origem dos antepassados em Luxemburgo. E isso só é feito por meio de documentos. É sobre isso que vou falar neste post.

A grande vantagem de pesquisar antepassados em Luxemburgo é que praticamente tudo está disponível para consulta na internet, tanto registros civis como religiosos. Encontrando isso, é só pedir cópias ao Arquivo Nacional de Luxemburgo e iniciar o processo de cidadania.

Vale lembrar que os registros podem estar em francês ou alemão, dependendo da localidade.

Onde pesquisar?

Como quase sempre, o FamilySearch é o grande aliado. É lá que estão hospedados os registros do país.

Os registros civis compreendem o período entre 1796 e 1941 e boa parte está indexado, ou seja, é possível buscar pelo nome do antepassado. Caso não encontre, o caminho é mesmo partir para a busca documento a documento.

Mas calma, o pessoal de Luxemburgo é legal. Isso porque existem índices de dez em dez anos. Ou seja, é entrar nos índices organizados por ordem alfabética (pelo sobrenome) e buscar o antepassado. E assim já saberá a data e fica fácil achar o registro.

No caso dos registros religiosos, é um pouco menos organizado, mas mesmo assim fácil de pesquisar. Em alguns casos há também os índices, principalmente os de casamento. No FamilySearch estão disponíveis registros entre 1601 e 1948.

Seguem os links para as duas coleções no FamilySearch:

Registro Civil (1796-1941)
Registro religioso (1601-1948)

Há outros documentos em Luxemburgo?

Se você não quiser apenas a cidadania, e sim pesquisar sobre os antepassados em Luxemburgo, há outras categorias de registros interessantes e também disponíveis na internet.

O primeiro é o Censo de Luxemburgo, que era feito geralmente a cada três anos em cada cidade. Esses registros apresentam nome, idades, profissões, estado civil e outros. É muito rico, assim como já falei por aqui sobre o Censo de Minas Gerais.

Há também os registros notariais, que fornecem informações sobre contratos de matrimônio, acordos comerciais, testamentos, etc. É muito interessante também. Vale conferir.

Comentar

Nome

E-mail

Site